terça-feira, 22 de abril de 2014

Polícia: a greve em que todos perdemos

Não vou comentar aspectos legais e políticos da greve policial, tão indissociáveis que estão, nem suas exigências- certamente necessárias- mas fazer uma observação: quando foi anunciado o fim da greve os policiais cantaram. Há, inclusive, uma foto, emblemática, com todos de mãos para o alto. O arcebispo Dom Murilo Krieger - essencial nas negociações- festejou a "intervenção divina" para o fim da greve, em uma entrevista. Entendo seu tom e sentimento, mas me pareceu alegre, quase festivo. Os  governantes deram entrevistas entusiasmados pela rapidez do problema resolvido. 

Perdoem-me todos, mas foi completamente inadequado. O momento exigia que estivessem todos constrangidos, compungidos, pesarosos, porque eu me senti assim. Sim senhor arcebispo, sim senhores policiais, sim senhores do governo, houve mortos e feridos demais para que a greve fosse encerrada com qualquer gesto, declaração de vitória, ou comemoração por eficácia administrativa. O momento deveria ser de desculpas à Sociedade que viveu o terror, o abandono, e, às famílias das muitas vítimas ( ainda que, subliminarmente, muitos comemorem em silêncio achando que eram "malas-sujas"). Ou, ao menos, às famílias dos policiais mortos, da garota de 12 anos baleada fatalmente, do operário esfaqueado, e outros inocentes, além dos que tiveram suas lojas fechadas ou  saqueadas ( alguns comerciantes me disseram que Feira deve ter perdido mais de R$50 milhões. Não calculo a Bahia. ) Não ouvi nenhum destes atores envolvidos se dirigindo a estas pessoas.

Defendo com todo vigor que os policiais, especialmente dos escalões inferiores, sejam muito bem remunerados e protegidos. A sociedade está vendo a importância que eles tem e quanto merecem apoio e reconhecimento, ao invés, só de criticas, mas a todos envolvidos eu digo: não há motivos para celebrações. Os prejuízos e as dores, algumas intermináveis, causadas, é que  deveriam dar o tom das suas falas e não a vitória, até porque, se alguém ganhou, foi às custas de todos perdermos.

Por: César Oliveira, Tribuna Feirense.

3 comentários:

  1. é verdade pena que pouco pensa assim

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM ESTE COMENTARIO

    ResponderExcluir
  3. toda s as categorias fazem greve, Correios, bancários, Rodoviários, Médicos, policia federal e muitas outras que não podemos enumerar, todas as greves são prejudicais não só ao comercio como toda a população brasileira, porém com a relação a policia militar logo é considerara ilegal, mas a nossa Constituição não nos trás nenhum artigo que venha a contemplar essa categoria que é constantemente esmagada pelos nossos Governantes que sentam-se a mesa de negociação simplesmente para dizer não e não para a categoria, é necessário que os nossos legisladores pense em uma forma de evitar que essa categoria chegue ao extremo que é a greve uma das forma seria a Pec 300, pois a dinheiro sobrando dos Jogos da Caixa, do Presal e do IPVA que até eu pago e não sei para onde vai pois não há estradas transitáveis no brasil.

    ResponderExcluir